sábado, 23 de setembro de 2017

POESIA? AQUI HÁ SÓ UM POUCO DISSO!



... até Freud,
em sua psicanálise,
foi influenciado pelo pensamento
de alguns poetas,

sobretudo
quando falavam do ser, do amor
e de suas quedas nas contramãos dos sonhos
e das vias:

Não me
e nenhuma supresa, portanto, ser
um Fernando Pessoa ser um sapiens muito
mais reflexivo e vidente que
todos os demais filósofos
de elite,

com seus dizeres,
de impossíveis contradições, como
“Pensar é essencialmente errar”,
“O rio corre bem ou mal”, “Navegar é preciso,
viver não é preciso... Viver é
necessário”,

“Tudo quanto penso,
tudo quanto sou é um deserto imenso
onde nem eu estou”,

etecetera, etecereta, etecetera.

Eu de mim,
cão niilista como sou conhecido,
digo que essa insobriedade na poesia
de Fernando Pessoa

é que parece
ser o ponto tão mais seco como
mais certo de onde se posta
o ser;

e, eu de mim,
cão niilista como sou conhecido,
digo que ao deserto e ao vazio e que minha
alma se enche de alguma serenidade
fria

que me permite
ultrapassas as noites oníricas
eas manhas primaveris, mas vãs,
de meus irmãos sapiens centradamente
despercebidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário